A Câmara dos Deputados aprovou em plenário, nesta quarta-feira (1), o Projeto de Lei 1087/25, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para contribuintes com renda mensal de até R$ 5 mil. A proposta representa um importante alívio no bolso do trabalhador e foi comemorada pelo deputado federal Júlio Arcoverde (PP‑PI).
“Quem ganha mais, paga mais. Essa proposta representa um avanço na direção da justiça fiscal e oferece alívio real para quem sustenta o país com seu trabalho”, afirmou Arcoverde.
O parlamentar também destacou o impacto direto da medida:
“Estamos falando de uma pauta extremamente positiva, que beneficia milhões de brasileiros. É uma conquista que reforça o compromisso com uma tributação mais equilibrada.”
O texto, relatado pelo deputado Arthur Lira (PP‑AL), estabelece mecanismos de compensação fiscal, prevendo o aumento da tributação para rendas anuais acima de R$ 600 mil.
Para Júlio Arcoverde, o texto aprovado é resultado de diálogo e construção coletiva.
“É um dinheiro a mais no bolso do trabalhador, seja para fazer a feira, pagar uma conta extra ou até colocar na poupança. Essa medida representa justiça tributária de verdade, feita com responsabilidade e ouvindo quem mais precisa.”