+55 (61) 3215-5729
dep.julioarcoverde@camara.leg.br
“O Piauí não pode retroceder”, afirma Arcoverde ao articular por representatividade na Câmara dos Deputados
Arcoverde reafirmou que continuará articulando com lideranças do Congresso para garantir que o Piauí não seja penalizado

Em agenda no Senado Federal, terça-feira (11), o deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas-PI) esteve em audiência com o senador Davi Alcolumbre (União-AP) para discutir a possível redistribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determina a atualização da representação proporcional com base no Censo de 2022, o Piauí corre o risco de perder duas das suas dez vagas na Câmara e até seis cadeiras no Legislativo estadual, o que representaria um grave retrocesso na defesa dos interesses do estado.

“Cada cadeira representa voz, força e recursos para o nosso estado. Estamos falando de menor representatividade em Brasília e de uma perda de até R$75,8 milhões por ano em emendas parlamentares dos deputados federais, que poderiam ser investidas em saúde, educação e infraestrutura no Piauí”, ressaltou Arcoverde.

Também participaram do encontro os senadores Ciro Nogueira, Marcelo Castro e Jussara Lima; o deputado federal Átila Lira; os deputados estaduais Severo Eulálio (presidente da ALEPI), Francisco Limma, Gustavo Neiva e Georgiano Neto; além do secretário-geral da Mesa Diretora, Luciano Nunes.

Arcoverde reafirmou que continuará articulando com lideranças do Congresso para garantir que o Piauí não seja penalizado. “Não podemos aceitar que o nosso estado perca espaço político. É uma luta pela igualdade federativa e pelo respeito à população piauiense.”

Júlio Arcoverde e a missão de presidir a Comissão Mista de Orçamento
25 de Abril de 2025 às 13:25
Pela primeira vez um deputado federal piauiense assumiu a CMO
Leia mais
Projeto para transformar antigo prédio do TJ em polo cultural é apresentado à Caixa Econômica
1 de Outubro de 2025 às 11:48
A proposta prevê integrar, em um só espaço, uma agência bancária, auditório, museu, café e áreas para atividades culturais e educativas
Leia mais
Júlio Arcoverde declara apoio à PEC 14/2021 e reforça valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias
12 de Junho de 2025 às 15:58
A proposta busca assegurar direitos históricos da categoria, como vínculo empregatício com o SUS, piso salarial nacional, aposentadoria especial e qualificação profissional.
Leia mais